ACADEMIA MAÇÔNICA VIRTUAL BRASILEIRA DE LETRAS – AMVBL
Foi concebida dentro do novo contexto tecnológico da era digital. Tendo como propósito integrar uma rede nacional de escritores maçons voltada para a produção literária, espargindo conhecimento no compasso dos avanços tecnológicos.
No dia 21 de abril de 2021 (Dia de Tiradentes), 7 (sete) Mestres maçons vanguardistas, de potências regulares e reconhecidas, fundaram a Academia Maçônica Virtual Brasileira de Letras – AMVBL. São eles:
1. Paulo Benevenute Tupan;
2. Kennyo Mahmud Soares Oliveira Ismail;
3. Antonio Juliano Breyner;
4. Izautonio da Silva Machado Junior;
5. Eleutério Nicolau da Conceição;
6. Amilcar Alabarce Mathias;
7. Alexandre Gomes Galindo.
A primeira Diretoria da AMVBL possui a seguinte composição:
Presidente: Paulo Benevenute Tupan
Vice-Presidente: Kennyo Mahmud Soares Oliveira Ismail
Diretor Secretário: Antonio Juliano Breyner
Diretor Tesoureiro: Izautonio da Silva Machado Junior
Diretor Acadêmico: Eleutério Nicolau da Conceição
Diretor de Comunicação: Amilcar Alabarce Mathias
Diretor de Informação e Tecnologia: Alexandre Gomes Galindo
Em 2022, alusivo ao seu primeiro aniversário de fundação, foi lançado o livro em formato digital: “Honra a quem honra – Expoentes da Maçonaria Brasileira”.
A obra apresenta um compêndio de 37 (trinta e sete) panegíricos dos Patronos das Cadeiras de cada Acadêmico da Academia Maçônica Virtual Brasileira de Letras. Trata-se da história sintetizada de grandes maçons que contribuíram, cada um a seu modo, para a elevação da cultura, e que, portanto, podem e devem servir de inspiração para todos nós.
Até o fechamento deste artigo, a Academia Maçônica Virtual Brasileira de Letras – AMVBL, contava com 50 (cinquenta) membros efetivos e 5 (cinco) membros correspondentes. Notabilizando sua abrangência nacional, compondo uma plêiade dos mais renomados escritores, pensadores e intelectuais maçons do Brasil.